A importância da Meditação
- C.ALMA
- 9 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de set. de 2024
A meditação é mais uma "ferramenta" que vamos ter na Nossa Casa C.ALMA
Para ser sincera, ainda procuro a verdadeira definição, em palavras, de o que é a Meditação. Quando penso nisso, sinto algo muito forte no meu coração, então a maior definição que eu acredito que possa dar, e que encontrei pelas "internets" da vida é
Conduz o praticante da mente ao coração e à integração destes dois centros do ser humano.
Não acredito que seja parar a mente/pensamentos - como alguns autores a descrevem! Mas sim reconhecê-la e interliga-la com tudo aquilo que se sente. Abrandar. Reconhecer. Encontrar respostas. Fazer mais perguntas. Sabedoria interna… tantas outras coisas que podem surgir no momento da meditação.
Para mim, sempre será algo inexplicável que se vive através do coração.
6 Benefícios da Meditação:
Promove a sensação de calma e equilibrados, o que pode trazer benefícios não só a nível mental e emocional, mas também físico.
Permite-nos organizar melhor as ideias, ajuda a focar mais no presente, a combater emoções negativas, a adotar estratégias para gerir o stress e até a sermos mais pacientes.
Alguns estudos sugerem que a meditação pode ajudar a gerir os sintomas de doenças como ansiedade, depressão, asma, dor crónica, cancro e até problemas de coração.
Contribui para um sono de qualidade. Importante reservar 20 minutos para esta prática.
Pode aumentar a produção de serotonina, conhecida como a hormona da felicidade. Deste modo, é um hábito que melhora o humor e ajuda a lidar de melhor forma com a ansiedade e depressão.
Estudos demonstram que a prática de meditação pode ajudar a controlar a pressão arterial para valores saudáveis, como a reduzir o risco de doença cardíaca e a fortalecer o sistema imunitário.
Texto por Jánine Úrsula

Comentarios