A importância do Som, nas Viagens Sonoras e nas Terapias de Som
- C.ALMA
- 19 de set. de 2024
- 3 min de leitura

A música é uma ferramenta terapêutica com o potencial de influenciar profundamente a saúde mental e física.
A intervenção de frequências sonoras específicas, como as ondas delta, alfa, e beta, através da música, pode resultar em benefícios neurológicos significativos, alterando estados de consciência, aliviando o stress, e até mesmo melhorando a cognição.
A música afeta o cérebro de maneiras diversas, estimulando a libertação de neurotransmissores, como a dopamina, que desempenham um papel central no nosso senso de prazer e recompensa. Este fenómeno é a base da resposta emocional profunda que muitas vezes experimentamos ao ouvir música.
Além disso, a música tem a capacidade de ativar o sistema límbico, a parte do cérebro associada às emoções e memórias, sugerindo um potencial terapêutico capaz de tratar condições ligadas ao stress emocional e traumas psicológicos.
A IMPORTÂNCIA DAS VIAGENS SONORAS OU DAS TERAPIAS DE SOM
Começamos por explicar a diferença entre ambas:
A Viagem Sonora é uma sessão de uma hora e meia em que estão dentro de uma sala com outras pessoas e a terapeuta usará diversos instrumentos musicais para vos levar a um estado de relaxamento profundos.
Na Terapia de Som, pode ser realizado sozinho ou com outra pessoa apenas, onde é igualmente utilizado os instrumentos musicais para levar a pessoa a um estado de relaxamento profundo, mas é feito uma terapia mais individual com alguns instrumentos direcionados para partes do corpo.
A importância
O Som tem uma dimensão sagrada e tem qualidades curativas que nos ajudam a relaxar, revitalizar e a harmonizar.
Num contexto meditativo o uso intencional das vibrações sonoras traz benefícios a nível mental, emocional e energético. Uma viagem sonora de cura e relaxamento é uma oportunidade de ficarmos totalmente recetivos à subtileza das frequências e à sua capacidade de ressoar no nosso corpo de muitas maneiras. É um momento para respirar e digerir a vida com o intuito de escutarmos, acima de tudo, o que se passa dentro de nós, para além da dimensão audível, deixando as ondas do som mover a energia e harmonizá-la.
A musica pode curar células doentes
Sim, é verdade!
"Um experimento realizado por dois cientistas franceses, Fabien Maman e Helene Grimal, que consistia em montar uma câmera sobre um microscópio, para observar o efeito da voz humana na estrutura das células. Para este experimento, usaram tanto células saudáveis, como células cancerosas, as quais foram observadas enquanto se tocavam diversos instrumentos e se entoavam escalas musicais de forma ascendente." Podem saber mais aqui
Podem também ver a "Mensagem da água" por Masaru Emoto aqui
O cientista japonês Masaru Emoto investigou os segredos patentes nos cristais da água, após diversas pesquisas concluiu que a água tem uma relação íntima com a consciência do indivíduo ou grupo, que é sensível a vibrações, sentimentos e informações.
Para Masaru a mãe natureza é a raiz de tudo, isto é, tudo em sintonia com a mãe natureza manifesta a beleza na estrutura hexagonal, e pelo contrário, tudo que está em desarmonia não manifesta beleza como é o caso dos cristais deformados presentes na água.
Concluiu que a água exposta a pensamentos positivos e música clássica apresentava cristais hexagonais muito belos, delicados, parecidos aos cristais da neve, contudo as restantes amostram de pensamentos e de palavras negativas apresentavam cristais feios, caóticos e deformados.
Através das suas pesquisas, percebeu que a água não só recolhe informações, como também é sensível a sentimentos e a estados de consciência.
コメント